quinta-feira, 30 de março de 2023

Rosales, Curcubitales e Fabales

 ROSALES, CURCUBITALES E FABALES

Cleide Carneiro

Geovana Costa

Flávio França

CHAVE


1 - ORDEM ROSALES

1.1 Rhamanaceae

Plantas com hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada, tipo da folha simples com nervação curvinérvia e ausência de látex. A inflorescência está disposta em um tirso de dicásio, cujo sexo é hermafrodita e simetria actinomorfa. O tipo da flor quanto ao número de estames é isostêmone e o tipo de fruto é uma drupa. A planta não faz associação com formigas e possui ovário súpero, com presença de espinhos no caule.

Hábito arbóreo de Rhamanaceae

Fruto de Rhamanaceae

1.2 Cannabaceae

Plantas com hábito arbóreo, filotaxia alterna espiralada, divisão do limbo simples e nervação do tipo curvinérvia. Não há presença de látex e inflorescência está disposta em um tirso de dicásio, cujas flores são hermarfroditas, simetria actinomorfa, ovário súpero e isostêmone quando ao número de estames. O tipo de fruto é uma drupa, não possui associação com formigas mas possui espinhos distribuídos por seu caule.

Ramo de Cannabaceae

Filotaxia de Cannabaceae


1.3 Moraceae (Morus sp.)

Plantas com hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada. O limbo da folha é simples, possuindo nervação peninérvia, com presença de látex. A inflorescência se dispõe em uma espiga e não possui os dois sexos na mesma planta, sendo uma flor unissexuada. As flores são actinomorfas e isostêmone, com ovário súpero. O fruto é do tipo agregado, não possui espinhos no caule e nem associação com formigas.

Exemplar de Morus sp.


1.4 Moraceae (Ficus sp)

Planta de hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada. O limbo da folha é simples com nervação peninérvia, o caule não tem presença de látex e nem de espinhos, além de não possuir associação com formigas. A inflorescência é em forma de sicônio, com suas flores unissexuadas ( possui ambos os sexos na mesma planta), actinomorfas, com presença do ovário súpero e oligostêmones quanto ao número de estames.

Hábito arbóreo de Ficus sp

Presença de látex em Ficus sp


2 - CUCURBITALES

2.1 Urticaceae

Essas plantas possuem hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada. As folhas possuem limbo de divisão simples e nervação palminérvia. Seu caule não tem presença de látex e nem de espinhos mas possui associação com formigas. A inflorescência ocorre no formato de espigas e possuem flores unissexuadas com formato actnomorfa e isostêmone quanto ao número de estames. O tipo de fruto é um aquênio e o ovário é súpero.

Indumento velutinoso presente na planta

Destaque para local de associação com as formigas


2.2 Cucurbitaceae

Essas plantas possuem hábito de trepadeira, possuindo a presença de gavinhas para fixação. A filotaxia é altera espiralada. A divisão do limbo das folhas ocorre de forma simples e sua nervação é peninérvia. Não possui presença de látex e não tem inflorescência, são flores isoladas com unissexuadas, simetria actinomorfa e isostêmone quanto ao número de estames, além de possuir ovário ínfero. O tipo de fruto é peponídio e não possui associação com formigas ou espinhos distribuídos ao longo do caule.

Gavinha de Cucurbitaceae

Hábito de Cucurbitaceae


2.3 Caesalpinioideae

São plantas com hábito árboreo e filotaxia alterna espiralada. As folhas são compostas quando a divisão do limbo  e possuem nervação palminérvia. A inflorescência é do tipo racemo, com flores hermafroditas, simetria actinomorfa, polistêmone quanto ao número de estames e ovário súpero. O caule não tem presença de látex mas possui espinhos distribuídos pela sua superfície. Não possui associação com formigas e o fruto é do tipo legume.

Inflorescência e folhas compostas

Hábito arbustivo


3 - FABALES (Fabaceae - Leguminosae)

3.1 Caesapinioideae (Mimosóide)

São plantas de hábito árboreo e filotaxia alterna espiralada, possuem limbo composto e nervação peninérvia. Não tem presença de látex, não possui associação com formigas e nem espinhos distribuídos por seu caule. A inflorescência é do tipo glomérulo e as flores são hermafroditas com simetria actinomorfa, além de serem polistêmones e ovário súpero. O fruto também é do tipo legume.

Destaque para os estames de Mimosóide

Ramo de Mimosóide mostrando flores


3.2 Faboideae

Planta com hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada, além de possuírem nervação peninérvia. Não possui presença de látex, nem espinhos distribuídos por seu caule, também não tem associação com formigas. A inflorescência é do tipo tirso de dicásio com flores hermafroditas e simetria zigomorfa, além de serem polistêmones com ovário súpero e fruto do tipo legume.

Flores e folhas de Faboideae


3.3 Detarioideae

Planta com hébito arbóreo e filotaxia alterna espiralada, possuem folhas com limbo composto e nervação peninérvia. Não possui presença de látex, nem espinhos distribuídos pelo caule ou associação com formigas. A inflorescência está distribuída em racemos, cujas flores são hermafroditas, simetria zigomorfa, oligostêmone quanto ao número de estames e de ovário súpero, formando um fruto do tipo legume indeiscente,

Fruto de Tamarindo, representante de Detarioideae

Hábito arbóreo


3.4 Cercidoideae

Planta com hábito árboreo e filotaxia alterna espiralada. O limbo das folhas é composto com nervação curvinérvia. Não possui presença de látex, nem espinhos distribuídos por seu caule, além de também não possuir associação com formigas. A inflorescência é do tipo racemo, com flores hermafroditas e simetria zigomorfa, além de serem isostêmones quando ao número de estames e possuírem ovário súpero, formando um fruto do tipo legume.

Flor, folhas e frutos de "Pata-de-vaca"


Nenhum comentário:

Postar um comentário