Commelinales, Zingiberales, Poales
Cleide Carneiro
Geovana Costa
Flávio França
Chave para separar as famílias estudadas
1. Ambiente aquático....... TYPHACEAE
1'. Ambiente terrestre...... 2
2. Flor vistosa............................. 3
2'. Flor não vistosa..................... 7
3. Ovário ínfero......................... 4
3'. Ovário súpero........................ COMMELINACEAE
4. Presença de estaminóides petalóides...................... 5
4'. Ausência de estaminóides petalóides...................... BROMELIACEAE
5. Flor assimétrica....................................................... CANNACEAE
5'. Flor zigomorfa....................................................... ZINGIBERACEAE
6. Presença de pseudocaule........................................ MUSACEAE
6'. Ausência de pseudocaule...................................... HELICONIACEAE
7. Filotaxia alterna espiralada................................... CYPERACEAE
7'. Filotaxia alterna dística........................................ POACEAE
1 Commelinales
1.1 Commelinaceae
Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinérvia. Inflorescência com tirso de cincinos, vistosas. Simetria actinomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 6 estames férteis e ovário do tipo súpero.
Filotaxia de Commelinaceae |
Hábito da planta |
2 Zingiberales
2.1 Musaceae
Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo peniparalelinéria. Inflorescência com tirso cincinos, vistosas. Simetria zigomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 5 estames férteis e ovário do tipo ínfero.
Inflorescência de Musaceae |
2.2 Heliconiaceae
Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo tirso cincino, vistosas. Simetria zigomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 6 estames férteis e ovário do tipo ínfero.
Filotaxia de Heliconiaceae |
Inflorescência de Heliconiaceae |
Hábito herbáceo |
2.3 Cannaceae
Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo peniparalelinéria. Inflorescência do tipo tirso cincino, vistosas. Flor assimétrica, andrógina, diclamídea com estaminódio petaloides presentes. 1/2 estames férteis e ovário do tipo ínfero.
Filotaxia de Cannaceae |
Inflorescência de Cannaceae |
2.4 Zingiberaceae
Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo peniparalelinéria. Inflorescência do tipo tirso cincino, vistosas. Zigomorfa, andrógina, diclamídea com estaminódio petaloides presentes. 1 estame fértil e ovário do tipo ínfero.
Inflorescência sem flores |
Flor de Zingiberaceae |
3 Poales
3.1 Typhaceae
Planta herbácea, aquática com filotaxia alterna distica e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo espiga, não vistosas. Actinomorfa, unissexuado, aclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 3 estames férieis e ovário do tipo súpero.
Inflorescência com flor masculina e feminina |
3.2 Bromeliaceae
Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo panícula, vistosas. Zigomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 5 estames férteis e ovário do tipo ínfero.
Inflorescência de Brommeliaceae |
Filotaxia de bromélia |
3.3 Cyperaceae
Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo antela, não vistosas. Zigomorfa, unissexuada, aclamídea com ausência de estaminódio petaloides.31 estames férteis e ovário do tipo súpero.
Planta de Cyperaceae |
3.4 Poaceae (Gramineae)
A Poaceae tem hábito terrestres e filotaxia alterna dística. A nervação das folhas está disposta de forma paralelinérvea e a inflorescência em uma panicula de espigas, mesmo não sendo vistosa. O tipo da flor quanto ao número de verticilos é aclamidea e possui simetria zigomorfa. As flores são unissexuadas e não possui a presença de estaminóides petalóides; possuem três estames férteis e um ovário súpero
Planta de Poaceae (gramínea) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário