quinta-feira, 30 de março de 2023

Rosales, Curcubitales e Fabales

 ROSALES, CURCUBITALES E FABALES

Cleide Carneiro

Geovana Costa

Flávio França

CHAVE


1 - ORDEM ROSALES

1.1 Rhamanaceae

Plantas com hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada, tipo da folha simples com nervação curvinérvia e ausência de látex. A inflorescência está disposta em um tirso de dicásio, cujo sexo é hermafrodita e simetria actinomorfa. O tipo da flor quanto ao número de estames é isostêmone e o tipo de fruto é uma drupa. A planta não faz associação com formigas e possui ovário súpero, com presença de espinhos no caule.

Hábito arbóreo de Rhamanaceae

Fruto de Rhamanaceae

1.2 Cannabaceae

Plantas com hábito arbóreo, filotaxia alterna espiralada, divisão do limbo simples e nervação do tipo curvinérvia. Não há presença de látex e inflorescência está disposta em um tirso de dicásio, cujas flores são hermarfroditas, simetria actinomorfa, ovário súpero e isostêmone quando ao número de estames. O tipo de fruto é uma drupa, não possui associação com formigas mas possui espinhos distribuídos por seu caule.

Ramo de Cannabaceae

Filotaxia de Cannabaceae


1.3 Moraceae (Morus sp.)

Plantas com hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada. O limbo da folha é simples, possuindo nervação peninérvia, com presença de látex. A inflorescência se dispõe em uma espiga e não possui os dois sexos na mesma planta, sendo uma flor unissexuada. As flores são actinomorfas e isostêmone, com ovário súpero. O fruto é do tipo agregado, não possui espinhos no caule e nem associação com formigas.

Exemplar de Morus sp.


1.4 Moraceae (Ficus sp)

Planta de hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada. O limbo da folha é simples com nervação peninérvia, o caule não tem presença de látex e nem de espinhos, além de não possuir associação com formigas. A inflorescência é em forma de sicônio, com suas flores unissexuadas ( possui ambos os sexos na mesma planta), actinomorfas, com presença do ovário súpero e oligostêmones quanto ao número de estames.

Hábito arbóreo de Ficus sp

Presença de látex em Ficus sp


2 - CUCURBITALES

2.1 Urticaceae

Essas plantas possuem hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada. As folhas possuem limbo de divisão simples e nervação palminérvia. Seu caule não tem presença de látex e nem de espinhos mas possui associação com formigas. A inflorescência ocorre no formato de espigas e possuem flores unissexuadas com formato actnomorfa e isostêmone quanto ao número de estames. O tipo de fruto é um aquênio e o ovário é súpero.

Indumento velutinoso presente na planta

Destaque para local de associação com as formigas


2.2 Cucurbitaceae

Essas plantas possuem hábito de trepadeira, possuindo a presença de gavinhas para fixação. A filotaxia é altera espiralada. A divisão do limbo das folhas ocorre de forma simples e sua nervação é peninérvia. Não possui presença de látex e não tem inflorescência, são flores isoladas com unissexuadas, simetria actinomorfa e isostêmone quanto ao número de estames, além de possuir ovário ínfero. O tipo de fruto é peponídio e não possui associação com formigas ou espinhos distribuídos ao longo do caule.

Gavinha de Cucurbitaceae

Hábito de Cucurbitaceae


2.3 Caesalpinioideae

São plantas com hábito árboreo e filotaxia alterna espiralada. As folhas são compostas quando a divisão do limbo  e possuem nervação palminérvia. A inflorescência é do tipo racemo, com flores hermafroditas, simetria actinomorfa, polistêmone quanto ao número de estames e ovário súpero. O caule não tem presença de látex mas possui espinhos distribuídos pela sua superfície. Não possui associação com formigas e o fruto é do tipo legume.

Inflorescência e folhas compostas

Hábito arbustivo


3 - FABALES (Fabaceae - Leguminosae)

3.1 Caesapinioideae (Mimosóide)

São plantas de hábito árboreo e filotaxia alterna espiralada, possuem limbo composto e nervação peninérvia. Não tem presença de látex, não possui associação com formigas e nem espinhos distribuídos por seu caule. A inflorescência é do tipo glomérulo e as flores são hermafroditas com simetria actinomorfa, além de serem polistêmones e ovário súpero. O fruto também é do tipo legume.

Destaque para os estames de Mimosóide

Ramo de Mimosóide mostrando flores


3.2 Faboideae

Planta com hábito arbóreo e filotaxia alterna espiralada, além de possuírem nervação peninérvia. Não possui presença de látex, nem espinhos distribuídos por seu caule, também não tem associação com formigas. A inflorescência é do tipo tirso de dicásio com flores hermafroditas e simetria zigomorfa, além de serem polistêmones com ovário súpero e fruto do tipo legume.

Flores e folhas de Faboideae


3.3 Detarioideae

Planta com hébito arbóreo e filotaxia alterna espiralada, possuem folhas com limbo composto e nervação peninérvia. Não possui presença de látex, nem espinhos distribuídos pelo caule ou associação com formigas. A inflorescência está distribuída em racemos, cujas flores são hermafroditas, simetria zigomorfa, oligostêmone quanto ao número de estames e de ovário súpero, formando um fruto do tipo legume indeiscente,

Fruto de Tamarindo, representante de Detarioideae

Hábito arbóreo


3.4 Cercidoideae

Planta com hábito árboreo e filotaxia alterna espiralada. O limbo das folhas é composto com nervação curvinérvia. Não possui presença de látex, nem espinhos distribuídos por seu caule, além de também não possuir associação com formigas. A inflorescência é do tipo racemo, com flores hermafroditas e simetria zigomorfa, além de serem isostêmones quando ao número de estames e possuírem ovário súpero, formando um fruto do tipo legume.

Flor, folhas e frutos de "Pata-de-vaca"


segunda-feira, 20 de março de 2023

Commelinales, Zingiberales, Poales

 Commelinales, Zingiberales, Poales

Ariane Santos

Kaio Dias

Leandra  Silva

Lenzi Moreira

Maria Sales

Maurício  Silva

Monalisa Damião

Breno Oliveira

Flávio França

Chave de Identificação para as famílias estudadas

1 - Vive em ambiente aquático ................................................. Typhaceae

1' - Vive em ambiente terrestre ................................................. 2


2 - Apenas meio estame fértil .................................................. Cannaceae

2' - Mais de meio estame fértil ................................................. 3


3 - Apenas 1 estame fértil ..................................................... Zingiberaceae

3' - Mais de 1 estame fértil ..................................................... 4


4 - Inflorescência de tipo panícula de espigueta .................... Poaceae

4' - Inflorescência de outro tipo ............................................. 5


5 - Inflorescência do tipo antela de espiguetas ...................... Cyperaceae

5' - Inflorescência de outro tipo ............................................. 6


6 - Ovário de tipo supero ......................................................... Commelinaceae

6' - Ovário de outro tipo ........................................................... 7


7 - Simetria de tipo actinomorfa ........................................... Bromeliaceae 

7' - Outro tipo de simetria ...................................................... 8


8 - Padrão de fusão dos verticilos: livres ............................... Strelitziaceae

8' - Outro tipo de padrão de fusão dos verticilos ................... 9


9 - Padrão de fusão dos verticilos com 3ª pétala livre ............ Musaceae

9' - Padrão de fusão dos verticilos com 3ª sépala livre ........... Heliconiaceae


1. Commelinales

1.1. Commelinaceae: Terrestre, filotaxia alterna espiralada, nervação paralelinérvea, inflorescência monocásio, simetria actinomorfa, diclamídea, flor vistosa, verticilos livres, bissexuada, três estames férteis, ovário súpero.


Figura 1 - Demonstrando o hábito herbáceo de Commelinaceae


Figura 2 - Parte reprodutora da flor de Commelinaceae


Figura 3 - Inflorescência  de Commelinaceae

2. Zingiberales

2.1 Musaceae: Terrestre, filotaxia alterna espiralada, nervação peniparalelinérvea, inflorescência do tipo monocásio, simetria zigomórfica, diclamídea, flor vistosa, 3 sepalas fundidas a 2 pétalas com a terceira pétala livre, bissexuada, 6 estames férteis, ínfero.


Figura 4 - Ápice da inflorescência

2.2 Heliconiaceae: terrestre, filotaxia alterna espiralada, nervação peniparalelinérvea, inflorescência do tipo monocásio, simetria zigomórfica, diclamídea, flor vistosa, 3 pétalas fundidas a 2 sépalas e a terceira sépala é livre, bissexuada, 6 estames férteis, ovário ínfero.


Figura 5 - Exemplar de Heliconiaceae


Figura 6 - Inflorescência de Heliconiaceae


Figura 7 - Flor aberta, demonstrando os estames

2.3 Strelitziaceae: Terrestre, filotaxia alterna dística, peniparalelinérvea, inflorescência do tipo monocásio, simetria zigomórfica, diclamídea, flor vistosa, verticilos livres, bissexuada, 6 estames férteis, ovário ínfero.



Figura 8 - Demonstrando o hábito herbáceo de Strelitiziaceae


Figura 9 - Flor de Strelitziaceae



2.4. Cannaceae: Terrestre, filotaxia alterna espiralada, nervação peniparalelinérvea, inflorescência do tipo racemo, simetria assimétrica, diclamídea, flor vistosa, flor bissexuada, meio estame fértil e ovário ínfero.


Figura 10 - Hábito herbáceo de Cannaceae


Figura 11 - Flor de Cannaceae

Figura 12 - Verticilos aproximados

2.5. Zingiberaceae: Terrestre, filotaxia alterna dística, nervação peniparalelinérvea, inflorescência do tipo racemo, simetria zigomórfica, diclamídea, flor vistosa, 5 estaminódios fundidos, sépalas e pétalas livres, bissexuada, 1 estame fértil e ovário ínfero.


Figura 13 - Hábito herbáceo de Zingiberaceae


Figura 14 - Demonstração dos verticilos


Figura 15 - Pétala e sépala


Figura 16 - Anteras



3. Poales

3.1. Typhaceae: Aquática, filotaxia alterna dística, nervação paralelinérvea, inflorescência do tipo espiga, simetria actinomórfica, aclamídea, não vistosa, verticilos livres, unissexuada, 3 estames férteis, ovário súpero.


Figura 17 - Typhaceae demonstrando o hábito herbáceo


Figura 18 - estrutura feminina


Figura 19 - Três estames da parte masculina



3.2. Bromeliaceae: Terrestre, filotaxia alterna espiralada, nervação paralelinérvea, inflorescência do tipo panícula de espigas, simetria actinomórfica, diclamídea, flor vistosa, verticilos livres, bissexuada, 3 estames férteis e ovário ínfero.


Figura 20 - Bromeliaceae, hábito herbáceo


Figura 21 - Flor de Bromeliaceae

3,3. Cyperaceae: Terrestre, alterna espiralada, nervação paralelinérvea, inflorescência do tipo antela de espiguetas, simetria actinomórfica, aclamídea, não vistosa, estames livres, bissexuada, 3 estames férteis e ovário súpero.


Figura 22 - Flor de Cyperaceae e o ovário súpero


Figura 23 - Hábito herbáceo de Cyperaceae



3.4. Poaceae: Terrestre,  filotaxia alterna espiralada, nervação paralelinérvea, inflorescência do tipo panícula de espiguetas, simetria actinomorfa, aclamídea, flor não vistosa, verticilos livres, bissexuada, 3 estames férteis e ovário súpero.


Figura 24 - Poaceae em escala



Figura 25 - Flor de Poaceae demonstrando o ovário do tipo súpero





quinta-feira, 16 de março de 2023

Commelinales, Zingiberales, Poales

 Commelinales, Zingiberales, Poales

Cleide Carneiro 

Geovana Costa

Flávio França

Chave para separar as famílias estudadas



1. Ambiente aquático....... TYPHACEAE

1'. Ambiente terrestre...... 2

2. Flor vistosa............................. 3

2'. Flor não vistosa..................... 7

3. Ovário ínfero......................... 4

3'. Ovário súpero........................ COMMELINACEAE

4. Presença de estaminóides petalóides...................... 5

4'. Ausência de estaminóides petalóides...................... BROMELIACEAE

5. Flor assimétrica....................................................... CANNACEAE

5'. Flor zigomorfa....................................................... ZINGIBERACEAE

6. Presença de pseudocaule........................................ MUSACEAE

6'. Ausência de pseudocaule...................................... HELICONIACEAE

7. Filotaxia alterna espiralada................................... CYPERACEAE

7'. Filotaxia alterna dística........................................ POACEAE


1 Commelinales

1.1 Commelinaceae

Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinérvia. Inflorescência com tirso de cincinos, vistosas. Simetria actinomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 6 estames férteis e ovário do tipo súpero.

Filotaxia de Commelinaceae
Hábito da planta

2 Zingiberales

2.1 Musaceae

Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo peniparalelinéria. Inflorescência com tirso cincinos, vistosas. Simetria zigomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 5 estames férteis e ovário do tipo ínfero.


Inflorescência de Musaceae
Flor de Musaceae


2.2 Heliconiaceae

Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo tirso cincino, vistosas. Simetria zigomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 6 estames férteis e ovário do tipo ínfero.

Filotaxia de Heliconiaceae 

Inflorescência de Heliconiaceae

Hábito herbáceo

2.3 Cannaceae

Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo peniparalelinéria. Inflorescência do tipo tirso cincino, vistosas. Flor assimétrica, andrógina, diclamídea com estaminódio petaloides presentes. 1/2 estames férteis e ovário do tipo ínfero.

Filotaxia de Cannaceae

Inflorescência de Cannaceae


2.4 Zingiberaceae

Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo peniparalelinéria. Inflorescência do tipo tirso cincino, vistosas. Zigomorfa, andrógina, diclamídea com estaminódio petaloides presentes. 1 estame fértil e ovário do tipo ínfero.

Inflorescência sem flores

Flor de Zingiberaceae

3 Poales

3.1 Typhaceae

Planta herbácea, aquática com filotaxia alterna distica e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo espiga, não vistosas. Actinomorfa, unissexuado, aclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 3 estames férieis e ovário do tipo súpero.

Inflorescência com flor masculina e feminina


3.2 Bromeliaceae

Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo panícula, vistosas. Zigomorfa, andrógina, diclamídea com ausência de estaminódio petaloides. 5 estames férteis e ovário do tipo ínfero.

Inflorescência de Brommeliaceae

Filotaxia de bromélia


3.3 Cyperaceae

Planta herbácea, terrestre com filotaxia alterna espiralada e nervação foliar do tipo paralelinéria. Inflorescência do tipo antela, não vistosas. Zigomorfa, unissexuada, aclamídea com ausência de estaminódio petaloides.31 estames férteis e ovário do tipo súpero.

Planta de Cyperaceae


3.4 Poaceae (Gramineae)

A Poaceae tem hábito terrestres e filotaxia alterna dística. A nervação das folhas está disposta de forma paralelinérvea e a inflorescência em uma panicula de espigas, mesmo não sendo vistosa. O tipo da flor quanto ao número de verticilos é aclamidea e possui simetria zigomorfa. As flores são unissexuadas e não possui a presença de estaminóides petalóides; possuem três estames férteis e um ovário súpero

Planta de Poaceae (gramínea)