Alismatales, Dioscoreales, Liliales, Asparagales
Oliveira, Evelyn
Oliveira, Gabriela
Venas, Giovanna
Assis, Maria Clara
Santana, Maria Clara
Rodrigues, Maria Luiza
Fentanes, Pedro
Matos, Pricila
França, Flávio
Chave para separar as famílias
1.Presença de folhas — 2
1'.Ausência de folha — Araceae (Lemnoideae)
2.Ambas faces foliares expostas — 3
2'.Face abaxial foliar exposta — Iridaceae
3.Ausência de guia de nectar — 4
3'. Possui guia de nectar — Orchidaceae
4.Não possui filoclado —5
4'.Possui filoclado — Asparagaceae (Asparagoideae)
5.Não possui ressupinação foliar — 6
5'.Possui ressupinação foliar — Alstroemeriaceae
6.Forma de vida volúvel — 7
6'.Forma de vida não volúvel — 8
7. É um geófito — Dioscoreaceae
7'. Não é um geófito — Smilacaceae
8.Flor monóclina — 9
8'.Flor diclina — Araceae
9.Ovário infero — Amaryllidaceae
9'.Ovário súpero — Asparagaceae ( Agavoideae)
1 Alismatales
1.1 Araceae
São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas, podendo ser aquáticas ou terrestres, não são volúveis, com filotaxia alterna espiralada, e nervação peniparalelinervia. Elas não fazem ressupinação foliar, e ambas as suas faces são expostas. Com inflorescência espádice, o sexo de suas flores é diclino, com as flores podendo ser aclamídeas ou monoclamídeas. As mesmas não possuem presença de guia de néctar, assim como filocládio. A simetria de suas flores é do tipo actinomorfa, e o ovário ínfero, e súpero no caso de Lemnoideae.
1.1.1 Lemnoideae
Erva aquática flutuante, não geófitas, não volúveis. Corpo vegetativo reduzido ao fronde. Raiz presente (Lemna) ou ausente (Wolffia). Inflorescência reduzida a uma ou poucas flores díclinas, aclamídeas, sem formação de guias de nectar, sem filocládio. Flores actinomorfas, ovário livre.
2 Dioscoriales
2.1 Dioscoreaceae
São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e terrestres, além de serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação peni-curninérvia, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemosa. O sexo da flor é diclina, e o tipo da flor diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e nem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.

3 Liliales
3.1 Smilacaceae
São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são terrestres, além de serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação peni-curvinérvia, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é umbela. O sexo da flor é diclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e nem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é súpero.
3.2 Alstroemeriaceae
São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e são terrestres, além de não serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é umbela. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é zigomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.
4 Asparagales
4.1 Amaryllidaceae
São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e são terrestres, além de não serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é umbela. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é zigomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.
4.2 Asparagaceae
4.2.1 Asparagoideae
São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e são terrestres, além de serem rasteiras. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemo. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e possuem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é súpero.
4.2.2 Agavoideae
São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são terrestres, além de não serem volúvel. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é tirso. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria pode ser actinomorfa ou zigomorfa, e o tipo de ovário é súpero.
4.3 Orchidaceae
São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são epífita, além de não serem volúvel. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemo. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é zigomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.
Figura 11. Orchidaceae4.4 Iridaceae
São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são terrestres, além de não serem volúvel. Com filotaxia alterna dística, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemo. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.
Figura 12. Iridaceae
Nenhum comentário:
Postar um comentário