quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Alismatales, Discoreales, Liliales, Asparagales

 

Alismatales, Dioscoreales, Liliales, Asparagales


Oliveira, Evelyn

Oliveira, Gabriela

Venas, Giovanna

Assis, Maria Clara

Santana, Maria Clara

Rodrigues, Maria Luiza

Fentanes, Pedro

Matos, Pricila

França, Flávio


Chave para separar as famílias

1.Presença de folhas — 2

1'.Ausência de folha — Araceae (Lemnoideae)


2.Ambas faces foliares expostas — 3

2'.Face abaxial foliar exposta — Iridaceae


3.Ausência de guia de nectar — 4

3'. Possui guia de nectar — Orchidaceae


4.Não possui filoclado —5

4'.Possui filoclado — Asparagaceae (Asparagoideae)


5.Não possui ressupinação foliar — 6

5'.Possui ressupinação foliar — Alstroemeriaceae


6.Forma de vida volúvel — 7

6'.Forma de vida não volúvel — 8


7. É um geófito — Dioscoreaceae

7'. Não é um geófito — Smilacaceae


8.Flor monóclina — 9

8'.Flor diclina — Araceae


9.Ovário infero — Amaryllidaceae

9'.Ovário súpero — Asparagaceae ( Agavoideae)


1 Alismatales

1.1 Araceae

São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas, podendo ser aquáticas ou terrestres, não são volúveis, com filotaxia alterna espiralada, e nervação peniparalelinervia. Elas não fazem ressupinação foliar, e ambas as suas faces são expostas. Com inflorescência espádice, o sexo de suas flores é diclino, com as flores podendo ser aclamídeas ou monoclamídeas. As mesmas não possuem presença de guia de néctar, assim como filocládio. A simetria de suas flores é do tipo actinomorfa, e o ovário ínfero, e súpero no caso de Lemnoideae.

Figura 1. Araceae 


1.1.1 Lemnoideae


Erva aquática flutuante, não geófitas, não volúveis. Corpo vegetativo reduzido ao fronde. Raiz presente (Lemna) ou ausente (Wolffia). Inflorescência reduzida a uma ou poucas flores díclinas, aclamídeas, sem formação de guias de nectar, sem filocládio. Flores actinomorfas, ovário livre.

Figura 2. Wolffia

 Figura 3. Lemma



2 Dioscoriales

2.1 Dioscoreaceae

São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e terrestres, além de serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação peni-curninérvia, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemosa. O sexo da flor é diclina, e o tipo da flor diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e nem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.

A carregar: 1858560 de 2593105 byte(s) carregado(s).
Figura 4. Dioscoreaceae

Figura 5. Dioscoreaceae



3 Liliales

3.1 Smilacaceae

São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são terrestres, além de serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação peni-curvinérvia, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é umbela. O sexo da flor é diclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e nem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é súpero.


Figura 6. Smilacaceae


3.2 Alstroemeriaceae

São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e são terrestres, além de não serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é umbela. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é zigomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.


Figura 7. Alstroemeriaceae


4 Asparagales

4.1 Amaryllidaceae

São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e são terrestres, além de não serem volúveis. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é umbela. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é zigomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.


Figura 8. Amaryllidaceae


4.2 Asparagaceae

4.2.1 Asparagoideae

São plantas de hábito herbáceo, são geófitas e são terrestres, além de serem rasteiras. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemo. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e possuem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é súpero.

Figura 9. Asparagoideae


4.2.2 Agavoideae

São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são terrestres, além de não serem volúvel. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é tirso. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas não possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria pode ser actinomorfa ou zigomorfa, e o tipo de ovário é súpero.

Figura 10. Agavoideae 


4.3 Orchidaceae

São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são epífita, além de não serem volúvel. Com filotaxia alterna espiralada, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemo. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é zigomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.

                                                               Figura 11. Orchidaceae


4.4 Iridaceae

São plantas de hábito herbáceo, não são geófitas e são terrestres, além de não serem volúvel. Com filotaxia alterna dística, essas plantas possuem nervação paralelinérvea, e não fazem ressupinação. Ambas as suas faces foliares são expostas, e sua inflorescência é racemo. O sexo da flor é monoclina, e o tipo da flor quanto aos verticilos é diclamídea. Elas possuem o guia de néctar, e não possuem filocládio, e sua simetria é actinomorfa, e o tipo de ovário é ínfero.

                                                                 Figura 12. Iridaceae

Nenhum comentário:

Postar um comentário