quarta-feira, 26 de março de 2025

Asparagales, Commelinales, Poales, Zingiberales e Arecales

 Asparagales, Commelinales, Poales, Zingiberales e Arecales

Andreza Melo

Beatriz Queiroz

Bruna Queiroz

Gabriel Fernandes

Jessie Miranda

Karla Vitória

Kauane Rodrigues

Kauan Fontes

Letícia Mota

Micaele Oliveira

Valéria Oliveira

Vínicius Pedra

Wasny Silva

Flávio França


Chave Dicotômica das Ordens Asparagales, Commelinales, Poales, Zingiberales, Arecales:


1. Presença de lígula………….2

1’. Ausência de lígula…….. 3


2. Paralelinérvea ……. Poaceae

2’. Não paralelinérvea…………Zingiberaceae


3. Flor Diclamídea…………….4

3’. Flor Aclamídea……………Cyperaceae


4. Inflorescência panícula………….5

4’. Inflorescência de outro tipo………………….6


5. Flor vistosa………..Bromeliaceae

5’.Flor não vistosa………Arecaceae


6. Ovário Ínfero………..7

6’ Ovário súpero……………Commelinaceae


7. SImetria da flor zigomorfa...........8

7'. Simetria de outro tipo.........9


8. Presença de estaminódeos..........Musaceae

8' Ausência de estaminódeos.........Heliconeaceae


9. Simetria da Flor Actinomorfa..........Iridaceae

9. Flor assimétrica...........Cannaceae

Característica das Ordens Asparagales, Commelinales, Poales, Zingiberales, Arecales:

1. Asparagales

1.1 Iridaceae:

Hábito erva, filotaxia alterna dística, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência racemo, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas perianto e estames livres, flor vistosa, presença de estaminódios não, sexo da flor monóclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos ínfero, simetria da flor actinomorfa. 

Flor de Iridaceae

Iridaceae: ápice da inflorescência


2. Commelinales

2.1. Commelinaceae:

Hábito erva, filotaxia alterna espiralada, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência cincinos, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas perianto e estames livres, flor vistosa, presença de estaminódios não, sexo da flor monóclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos súpero, simetria da flor zigomorfa ou actinomorfa. 

Commelinaceae: ápice do ramo com inflorescência

3. Poales

3.1. Poaceae (Gramineae):

Hábito herbácea, filotaxia alterna dística, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação paralelinérvia, presença de lígula sim. Inflorescência racemo de espiguetas, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis aclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas flor nua estames livres, flor não vistosa, presença de estaminódios não, sexo da flor monóclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos súpero, simetria da flor actinomorfa. 




Poaceae: racemo de espiguetas com anteras expostas

3.2. Cyperaceae:

Hábito erva, filotaxia alterna espiralada, Tipo da seção transversal do caule triangular ou circular, nervação paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência antela de espiguetes, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis aclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas flor nua e estames livres, flor não vistosa, presença de estaminódios não, sexo da flor monócilna ou díclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos súpero, simetria da flor actinomorfa. 

Cyperaceae: Antela e flor pistilada

3.3. Bromeliaceae:

Hábito erva, filotaxia alterna espiralada, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência panícula, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas perianto e estames livres, flor vistosa, presença de estaminódios não, sexo da flor monóclina ou díclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos súpero ou ínfero, simetria da flor actinomorfa. 


Bromeliaceae: Ramo da panícula e flor isolada



4. Zingiberales

4.1. Musaceae:

Hábito erva arborescente, filotaxia alterna espiralada, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação não paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência tirso de cincinos, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas corola e cálice fundidos com uma pétala livre e estames livres, flor vistosa, presença de estaminódios sim, sexo da flor monóclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos ínfero, simetria da flor zigomorfa.

Musaceae: ápice da inflorescência e flores



4.2. Heliconiaceae:

Hábito erva, filotaxia alterna espiralada, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação não paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência tirso de cincinos, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas corola e cálice fundidos com uma sépala livre e estames livres, flor vistosa, presença de estaminódios não, sexo da flor monóclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos ínfero, simetria da flor zigomorfa.

Heliconiaceae: flores

4.3. Zingiberaceae:

Hábito erva arbustiva, filotaxia alterna dística, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação não paralelinérvia, presença de lígula sim. Inflorescência racemo, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas perianto e estames livres, flor vistosa, presença de estaminódios sim, sexo da flor monóclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos ínfero, simetria da flor zigomorfa. 

Zingiberaceae: flores

4.4.  Cannaceae:

Hábito erva, filotaxia alterna espiralada, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação não paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência racemo, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas perianto e estames livres, flor vistosa, presença de estaminódios sim, sexo da flor díclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos ínfero, simetria da flor assimétrica. 


Cannaceae (onde se lê estames: leia-se pétalas, onde se lê estaminódeos , leia-se estaminódios)

Cannaceae: Flores assiméticas



5. Arecales

5.1. Arecaceae (Palmae):

Hábito arborescente, filotaxia alterna espiralada, Tipo da seção transversal do caule circular, nervação não paralelinérvia, presença de lígula não. Inflorescência panícula, tipo da flor quanto a presença de verticilos estéreis diclamídea, padrão de fusão entre estames e tépalas perianto e estames livres, flor não vistosa, presença de estaminódios não, sexo da flor díclina, tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos súpero, simetria da flor actinomorfa. 

Arecaceae

Ramos da panícula do licurizeiro
Flor de Arecaceae



Nenhum comentário:

Postar um comentário