quarta-feira, 12 de junho de 2024

Myrtales e Sapindales

                                               Myrtales e Sapindales 



Oliveira, Alice

Mamede, Amanda

Alves, Camille

Freitas, Cleiton

Santos, Ellen

Cunha, Emanuel

Marques, Lara

Araújo, Maria

Nascimento. Nathálya

França, Flávio


Chave para separação dos táxons

1 Filotaxia alterna..................................... 2
1' Filotaxia oposta .................................... Myrtaceae

2 Tipo do Fruto Drupa ............................. 3
2' Tipo do Fruto Baga............................... Rutaceae

3 Androceu livre........ ...............................4 
3' Androceu fundido.................................. Meliaceae

4 Folha simples........ .................................5
4' Folha composta.....................................   Anacardiaceae  (Spondias)

5 Ausência de pseudofruto........................  Anacardiaceae  (Mangifera )
5' Presença de pseudofruto.......................   Anacardiaceae  ( Anacardium)

1 Myrtales
    1.1 Myrtaceae
  A Myrtaceae apresenta filotaxia oposta, as glândulas translucidas são presentes, o tipo da folha quanto a divisão do limbo é simples, o tipo do androceu quanto a relação do número de estames e número de pétalas polistêmone, o tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos é ínfero, disco nectarífero é ausente, o fruto é do tipo drupa e o tipo de androceu quanto a fusão dos estames é livre.
  Apresentam hábito arbóreo/arbustivo e flores diclamídeas.
Fig.1: Ramo de Myrtaceae


Fig.2: Inflorescência de Myrtaceae


Fig.3: Fruto de Myrtaceae (pitanga)






2. Sapindales
    2.1 Rutaceae
 As Rutaceas apresenta filotaxia alterna, as glândulas translucidas são presentes, o tipo da folha quanto a divisão do limbo é simples, o tipo do androceu quanto a relação do número de estames e número de pétalas polistêmone, o tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos é súpero, disco nectarífero é presente, o fruto é do tipo baga (hesperídio) e o tipo de androceu quanto a fusão dos estames é livre.  Apresentam hábito arbóreo/arbustivo e flores diclamídeas.
Fig.4: Ramo de Rutaceae



    2.2 Meliaceae
A Meliacea apresenta filotaxia alterna espiralada, as glândulas translucidas são ausentes, o tipo da folha quanto a divisão do limbo é composta, o tipo do androceu quanto a relação do número de estames e número de pétalas diplostêmone, o tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos é súpero, disco nectarífero é presente, o fruto é do tipo drupa e o tipo de androceu quanto a fusão dos estames é fundido(monadelfo). Apresentam hábito arbóreo/arbustivo e flores diclamídeas.
Fig.5: Ramo de Meliaceae



    2.3 Anacardiaceae

      2.3.1 Anacardium
A Anacardium apresenta filotaxia alterna espiralada, as glândulas translucidas são ausentes, o tipo da folha quanto a divisão do limbo é simples, o tipo do androceu quanto a relação do número de estames e número de pétalas diplostêmone, o tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos é súpero, disco nectarífero é presente, o fruto é do tipo drupa(pseudofruto) e o tipo de androceu quanto a fusão dos estames é livre. Apresentam hábito arbóreo/arbustivo e flores diclamídeas.
Fig.6: Inflorescência de Anacardium


Fig.7: Ramo e inflorescência de Anacardium




      2.3.2 Mangifera
A Mangifera apresenta filotaxia alterna espiralada, as glândulas translucidas são ausentes, o tipo da folha quanto a divisão do limbo é simples, o tipo do androceu quanto a relação do número de estames e número de pétalas diplostêmone, o tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos é súpero, disco nectarífero é presente, o fruto é do tipo drupa e o tipo de androceu quanto a fusão dos estames é livre. Apresentam hábito arbóreo/arbustivo e flores diclamídeas.

Fig.8: Ramo e inflorescência de Mangifera


      2.3.3 Spondias 
A Spondias apresenta filotaxia alterna espiralada, as glândulas translucidas são ausentes, o tipo da folha quanto a divisão do limbo é composta, o tipo do androceu quanto a relação do número de estames e número de pétalas diplostêmone, o tipo do ovário quanto a inserção dos verticilos é súpero, disco nectarífero é presente, o fruto é do tipo drupa e o tipo de androceu quanto a fusão dos estames é livre. Apresentam hábito arbóreo/arbustivo e flores diclamídeas.

Fig.9: Ramo de Spondias

Fig.10: Fruto de Spondias





Nenhum comentário:

Postar um comentário