Santalales e Caryophyllales
Cleide Carneiro
Geovana Costa
Flávio França
Chave para separar os taxons vistos
1. Parasita ................................. Loranthaceae
1'. Vida livre ...............................2
2. Folhas oposta ..........................3
2', Folha alterna ...........................4
3. Polistemone ..........................Aizoaceae
3'. Isostemone .............................Amaranthaceae
4. Presença de ocrea ...................Polygonaceae
4'. ausência de ócrea .....................5
5. Presenca de tricoma glandulosas ............ Plumbaginaceae
5'. Ausência de tricoma glandulosas ............6
6. Ovário ínfero ............................7
6'. Ovário súpero ..........................8
7. Planta armada ...........................Cactaceae
7'. Planta não armada ........................ Portulaceae
8. Arbusto ..........................................Nyctagiaceae
8'. Erva ................................................9
9. Isostemone ......................................Petiveriaceae
9'. Polistemone ...................................Talinaceae
1- Santalales
1.1 Loranthaceae
As plantas da família Loranthaceae possuem forma de vida parasita e hábito trepadeira com filotaxia oposta. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é diclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é isostêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule não é fotossintético, não há presença de perianto escarioso, tricomas granulados e nem espinhos ou acúleos.
Destaque para a filotaxia de Loranthaceae |
2- Caryophyllales
2.1 Polygonaceae
As plantas da família Polygonaceae possuem forma de vida livre e hábito arbóreo com filotaxia alterna. A ócrea é presente e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é diclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é isostêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule não é fotossintético, não há presença de perianto escarioso, tricomas granulados e nem espinhos ou acúleos.
2.2 Plumbaginaceae
As plantas da família Plumbaginaceae possuem forma de vida livre e hábito de erva com filotaxia alterna. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é diclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é isostêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule não é fotossintético, não há presença de perianto escarioso e nem espinhos ou acúleos mas há de tricomas granulados.
2,3 Petiveriaceae
As plantas da família Petiveriaceae possuem forma de vida livre e hábito de erva com filotaxia alterna. Não possui deócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é monoclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é isostêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule não é fotossintético, não há presença de perianto escarioso, tricomas granulados e nem espinhos ou acúleos.
Flores diminutas da família |
2.4 Amaranthaceae
As plantas da família Amaranthaceae possuem forma de vida livre e hábito de erva com filotaxia oposta. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é monoclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é isostêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule é fotossintético e o perianto escarioso, mas não há presença de espinhos ou acúleos.
Destaque para a flor |
2.5 Nyctaginaceae
As plantas da família Nyctaginaceae possuem forma de vida livre e hábito arbustivo com filotaxia alterna. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é monoclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é polistêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule não é fotossintético e nem o perianto escarioso, mas há presença de espinhos ou acúleos.
Destaque para inflorescência de Nyctaginaceae |
2.6 Aizoaceae
As plantas da família Aizoaceae possuem forma de vida livre e hábito de erva com filotaxia oposta. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é monoclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é polistêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule é fotossintético e o perianto não é escarioso, mas não presença de espinhos ou acúleos ou tricomas granulados.
Corola diferenciada |
2.7 Talinaceae
As plantas da família Talinaceae possuem forma de vida livre e hábito de erva com filotaxia alterna. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é diclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é polistêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é súpero. O caule é fotossintético e o perianto não é escarioso, mas não presença de espinhos ou acúleos ou tricomas granulados.
2.8 Portulacaceae
As plantas da família Portulacaceae possuem forma de vida livre e hábito de erva com filotaxia alterna. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é diclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é polistêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é ínfero. O caule não é fotossintético e o perianto não é escarioso, também não há presença de espinhos ou acúleos ou tricomas granulados.
Destaque para pétalas das flores presente na família Portulacaceae |
2.9 Cactaceae
As plantas da família Cactaceae possuem forma de vida livre e hábito arbustivo com filotaxia alterna. Não possui ócrea e o tipo de flor quanto ao número de verticilos é monoclamídea. O tipo de estame quando ao número de estames é polistêmone e o ovário quanto a posição dos verticilos é infero. O caule é fotossintético e o perianto não é escarioso, há sim presença de espinhos ou acúleos mas sem tricomas granulados.
Caulideo presente na família Cactaceae |
Nenhum comentário:
Postar um comentário