1. MYRTALES
1.1-Lythraceae
Hábito arbustivo, filotaxia oposta, com forma de vida livre. Ausência de fóvea, de tricomas glandulares no cálice e de ócrea, perianto diclamídeo, ovário súpero, ausência de perianto escarioso, sem cladódio e espinhos.


Filotaxia oposta

pétalas inseridas no ápice do hipanto

Ovário ínfero, androceu polistêmone
2. SANTALALES
2.1-Santalaceae
Hábito erva, com forma de de vida hemiparasita, filotaxia alterna, presença de fóvea ( escavações onde se inserem as flores) , ausência de tricomas glandulares e ócrea, perianto monoclamídeo, ovário ínfero, ausência de perianto escarioso, cladódio e espinho.

Hemiparasita

Folha
2.2-Loranthaceae
Também conhecida como erva de passarinho, possui hábito erva, com forma de vida hemiparasita, filotaxia oposta, ausência de fóvea, tricomas glandulares e ócrea, perianto diclamídeo, ovário ínfero, ausência de perianto escarioso, cladódio e espinho.

Presença de junção com aparência esférica


Filotaxia oposta
3. CARYOPHYLLALES
3.1- Plumbaginaceae
Hábito arbusto, forma de vida livre, filotaxia alterna, ausência de fóvea, presença de tricomas glandulares no "cálice", ausência de ócrea, perianto diclamídeo, ovário súpero, ausência de perianto escarioso, de cladódio e espinho.

Hábito arbusto


Inflorescência

Presença de tricomas glandulares no "cálice"

Presença de tricomas glandulares arredondados no "cálice"

Flor
3.2- Polygonaceae
Hábito arbusto, forma de vida livre, filotaxia alterna alterna, ausência de fóvea e de tricomas glandulares, presença de ócrea, perianto monoclamídeo nesse grupo mas também pode ser diclamídeo em outros grupos, ovário súpero, ausência de perianto escarioso, de cladódio e espinhos.



Presença de ócrea (estípula fundida em anel)
3.3 Nyctaginaceae
3.3.1 Boerhavia
Hábito erva, com forma de vida livre, filotaxia oposta, ausência de fóvea e de ócrea, presença de tricomas glandulares, perianto monoclamídeo, ovário ínfero, ausência de perianto escarioso, de cladódio e de espinho.


Filotaxia oposta

Presença de tricomas glandulares

Presença de tricomas glandulares
3.3.2 Bougainvillea
Possui hábito arbustivo, com forma de vida livre. Filotaxia alterna espiralada e com ausência de fóvea, ócrea e tricomas glandulares " cálice". Presença de flor monoclamídea, com ovário supero, com perianto escarioso ausente, sem formação de cladódio e com espinho.

Hábito arbustivo


Inflorescência dicásio

Flor monoclamídea, visão inferior

Estigma lateral
3.4 Amaranthaceae
Hábito erva, com forma de vida livre, filotaxia oposta, ausência de fóvea, de tricomas glandulares e de ócrea, perianto monoclamídeo, ovário súpero, presença de perianto escarioso, ausência de cladódios e espinhos.



Flores escariosas
3.5 Aizoaceae
Hábito erva suculenta, forma de vida livre, filotaxia oposta, ausência de fóvea, de tricomas glandulares e de ócrea, perianto monoclamídeo, ovário ínfero, ausência de perianto escarioso, de cladódio e espinhos.

Erva suculenta


Flor com muitas tépalas, graduais, com muitos estames
3.6 Cactaceae
Hábito cacto, forma de vida livre, filotaxia alterna espiralada, ausência de fóvea, de tricomas glandulares e ócrea, perianto monoclamídeo, ovário ínfero ( afundada no caule), ausência de perianto escarioso, presença de cladódio e espinhos.

Cladódio ( caule achatado lateralmente com crescimento indeterminado),com aréola (gema vegetativa, de onde nascem espinhos, flor, gloquídio e folhas)

Fruto

Coluniforme ou candelabriforme

Coluniforme ou candelabriforme

Flor com muitas tépalas graduais (graduação de sepalóide para petalóide) e muitos estames

Ovário unilocular mas com muitos carpelos

Flor

Flor com muitos carpelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário