quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Nymphaeanae e Magnolianae

Nymphaeanae


A família Nymphaeaceae é encontrada em ambientes aquáticos, são livres, com filotaxia alterna espiralada. Suas anteras apresentam deiscência rimosa e suas flores são monoclamídias. Apresentam ovário supero, gineceu apocárpico e placentação laminar.




Nymphaeaceae no ambiente aquático

Magnolianae



Lauraceae

 As Lauraceae, aqui representadas pelas Persea, Cassytha e Cinnamomun. As Lauraceae possuem deiscência valvar das anteras, flores diclamídia homoclamídias, ovários súperos, monocárpicas e placentação pendular. São de vida livre e encontradas em ambiente terrestre, com exceção de Cassytha que é parasitária e epífita.
Flor de Persea
Deiscência valvar nas anteras  de Persea

Abacateiro (Persea americana)

Flores de Cinnamomun,com detalhe de folhas curvínevas

Cinnamomun 

Cassytha em seu hospedeiro
Annonaceae

A família Annonaceae apresenta modo de vida livre, terrestre, com filotaxia alterna dística. Suas anteras apresentam deiscência rimosa, e a característica mais particular é a presença de flores triclamídias. Possuem ovário supero, gineceu apocárpico e placentação marginal ou ereta.
Annonaceae

Flor triclamídia de Annonaceae
Magnoliaceae

Já a família Magnoliaceae difere da anterior por apresentar filotaxia alterna espiralada, flores monoclamídias e placentação apenas marginal.

Pontos de inserção das sementes em Magnoliaceae


Piperaceae

As Piperaceae, também é de vida livre, terrestre, apresenta filotaxia alterna espiralada, deiscência das anteras rimosa, porém é aclamídia, com ovário livre/supero, gineceu sincárpico e placentação ereta.
Inflorescência em forma de espiga

Flores aclamídias com presença de bractéolas



Nenhum comentário:

Postar um comentário