Angiospermas: Nymphaeanae e Magnolianae
Silva, Erik
Oliveira, Evelyn
Oliveira, Gabriela
Venas, Giovanna
Portela, Laura
Assis, Maria Clara
Santana, Maria Clara
Veiga, Maria Julia
Rodrigues, Maria Luiza
Lima, Paulo
Fentanes, Pedro
Matos, Pricila
França, Flávio
Chave para separar as famílias
1. Forma de vida terrestre - 2
1'. Forma de vida aquática - Nymphaeaceae
2. Hábito arbóreo - 3
2'. Hábito herbáceo - Piperaceae
3. Filotaxia alterna-espiralada - 4
3'. Filotaxia alterna-dística - Annonaceae
4. Estame laminar - Magnoliaceae
4'. Estame não laminar - Lauraceae
1. Nymphaeanae
1.1 Nymphaeales
1.1.1 Nymphaeaceae
São plantas aquáticas de hábito herbáceo. Sua filotaxia é alterna espiralada com flores isoladas, monoclamídeas e polistêmones. Seus estames são laminares e suas anteras possuem deiscência rimosa. Possuem 16 carpelos com ovário súpero em relação a inserção dos verticilos. Seu fruto é do tipo esquizocarpo.
2. Magnolianae
2.1 Magnoliales
2.1.1 Magnoliaceae
Plantas de forma de vida terrestre, de hábito arbóreo. Sua filotaxia é alterna espiralada. A flor é isolada, com flores monoclamídeas e polistêmones. Seus estames são laminares e suas anteras têm deiscência rimosa. Possuem muitos carpelos e seu ovário é súpero. O fruto é do tipo esquizocarpo.
2.1.2 Annonaceae
São plantas terrestres de hábito arbóreo. Sua filotaxia é alterna dística. A inflorescência é do tipo fascículo, com flores diclamídeas e polistêmones. Seus estames são sésseis não laminares e suas anteras possuem deiscência rimosa. Possuem múltiplos carpelos e seu ovário é súpero em relação a inserção dos verticilos. O fruto é do tipo esquizocárpico.
2.2 Laurales
2.2.1 Lauraceae
Plantas terrestres com hábito arbóreo. Sua filotaxia é alterna espiralada. Sua inflorescência é do tipo panícula, com flores diclamídeas e polistêmones. Seus estames são não laminares e suas anteras possuem deiscência valvar. Possuem um único carpelo e seu ovário é súpero em relação a inserção dos verticilos. Fruto drupa.
2.3 Piperales
2.3.1 Piperaceae
São plantas terrestres de hábito herbáceo. Possuem filotaxia alterna espiralada. Sua inflorescência é do tipo espiga, com flores aclamídeas. Seus estames são não-laminares e suas anteras possuem deiscência rimosa. Possuem dois carpelos e seu ovário é súpero em relação a inserção dos verticilos. Seu fruto é do tipo drupa.