Fabales, Curcubitales e rosales.
Oliveira, Alice
Alves, Camille
Freitas, Cleiton
Santos, Ellen
Cunha, Emanuel
Marques, Lara
Souza, Maria
Araújo, Maria
Nascimento. Nathálya
Leles, Raquel
Mamede, Amanda
França, Flávio
Chave para separação de táxons
Chave (Fabales, Rosales, Curcubitales)
1. Presença de latex …............................................................................................................................…. Moraceae (rosales)
1’. Ausência de látex…................................................................................................................................................... 2
2. Ausência de estipula…................................................................................................................................. Cucurbitaceae (Cucurbitales)
2’. Presença de estipula…..................................................................................................................................... 3
3. Hábito arbusto….............................................................................................................................................. Faboideae (Fabaceae)
3’. Hábito árvore…........................................................................................................................................................... 4
4. Filotaxia alterna dística….............................................................................................................................. Cannabaceae (rosales)
4’. Filotaxia alterna/ alt.espiralada….................................................................................................................................. 5
5. Sexo da flor unissexuada….............................................................................................................................. Urticaceae (rosales)
5’. Sexo da flor bissexuada….............................................................................................................................................. 6
6. Simetria da flor actinomorfa…................................................................................................. Caesalpinoideae Mimosoide (Fabaceae)
6’. Simetria da flor zigomorfa............................................................................................................................................…7
7. Tipo de androceu qnt rel. nº de estames/petala isostemone…......................................................................... Rhamnaceae (Rosales)
7’. Tipo de androceu qnt rel. nº de estames/petala...............................................................................................................… 8
8. Tipo de folha qnt div. limbo recomposta….................................................................................................... Caesalpinoideae (fabaceae)
8’. Tipo de folha qnt div. limbo bifoliada…............................................................................................................................ 9
9. Tipo de folha qnt div. limbo composta livre….................................................................................................. Detarioideae (Fabaceae)
9’. Tipo de folha qnt div. limbo composta fundida…............................................................................................. Cercidoideae (Fabaceae)
1. Fabales (Ordem)
1.1 Fabaceae (Família)
1.1.1 Faboideae
Ela possui Hábito subarbusto ,com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é composta trifoliada, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da racemo,quanto a simetria da flor é classificado como zigomorfica, o sexo da flor é bisexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos supero, seu número de carpelos 1,já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas polistâmes e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como diadelfo.
Fig.: Fruto unicarpelar de Faboideae
1.1.2 Caesalpinoideae
Ela possui Hábito arvore ,com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é recomposta, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da racemo, quanto a simetria da flor é classificado como zigomorfica, o sexo da flor é bissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos súpero, seu número de carpelos 1, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas polistêmone e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre.
Fig.: Inflorescência e folhas recompostas de Caesalpinoideae
1.1.3 Caesalpinoideae Mimosoide
Ela possui Hábito arvore, com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é composta, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da Glomerulo, quanto a simetria da flor é classificado como actinomorfica, o sexo da flor é bissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos supero, seu número de carpelos 1, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas polistêmone e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre.
Fig.: Inflorescência de Mimosoide
1.1.4 Detarioideae
Ela possui Hábito ,com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é composta bifoliada, possui presença de estipulo, sua inflorescência se trata da racemo, quanto a simetria da flor é classificado como zigomorfica, o sexo da flor é bissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos súpero, seu número de carpelos 1, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas polissitemico e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre.
Fig. Folhas compostas alternas bifolioladas com fruto que não se abre
1.1.5 Cercidoideae
Ela possui Hábito arvore ,com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é bifoleada fundida, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da racemo, quanto a simetria da flor é classificado como zigomorfica, o sexo da flor é bissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos superp, seu número de carpelos 1, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas polistemone e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre.
Fig.: Flor isolada de Cercidoideae
2. Rosales
2.1 Urticaceae
Ela possui Hábito arvore, com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é simples, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da espiga, quanto a simetria da flor é classificado como zigomorfica, o sexo da flor é unissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos superp, seu número de carpelos 2, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas isostemone e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre.
Fig. Folha alterna espiralada heteroclamídea
Fig. Ápice com estípula terminal e bolsa proteica
2.2 Rhamnaceae
Ela possui Hábito arvore, com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é simples, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da umbrela, quanto a simetria da flor é classificado como actinomorfa, o sexo da flor é bissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos supero, seu número de carpelos 2-3, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas isostemone e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre.
Fig.: Fruto de Rhamnaceae
Fig.: Folhas alternas espiraladas de Rhamnaceae
2.3 Moraceae
Ela possui Hábito arvore, com presença de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é simples, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da sicônio, quanto a simetria da flor é classificado como actinomorfica, o sexo da flor é unissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos supero e infero, seu número de carpelos 2, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas isostemone e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre
Fig. Ápice do ramo com bractea muito evidente
Fig. Inflorescência fechada
2.4 Cannabaceae
Ela possui Hábito arvore ,com ausencia de Látex, sua filotaxia é alterna distica, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é simples, possui presença de estipula, sua inflorescência se trata da racemo, quanto a simetria da flor é classificado como actinomorfa, o sexo da flor é bissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos supero, seu número de carpelos 3, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como livre.
Fig. Folha alterna dística com espinho na base
3. Cucurbitales
3.1 Cucurbitaceae
Ela possui Hábito erva trepadeira, com ausência de Látex, sua filotaxia é alterna espiralada, já o tipo de folha quanto a divisão do limbo é simples, possui ausência de estipula, sua inflorescência se trata da flor isolada, quanto a simetria da flor é classificado como actinomorfa, o sexo da flor é bissexuada, a posição do ovário em relação a inserção dos verticilos infero, seu número de carpelos 3, já o tipo de androceu em relação ao número de estames por pétalas oligostemono e por fim, o tipo de androceu quanto fusão dos estames é classificada como monadelfo.
Fig. Folhas alternas espiraladas com presença de gavinhas
Fig. Flor masculina actinomórfica