Ginkgoaceae: Possui filotaxia alterna espiralada, com o tipo de folha simples, apresentando a nervura dicotômica. São dioicos, apresentando apenas formação de estróbilo masculino. Da mesma forma, não possui folhas reduzidas a escamas, nem sementes aladas.
Pinaceae: Possui filotaxia fasciculada, com o tipo de folha simples, apresentando nervura central. São monoicas, apresentando ambos os estróbilos (feminino e masculino). Da mesma forma, possui folhas reduzidas a escamas e sementes aladas.
Araucariaceae: Possui filotaxia alterna espiralada, com o tipo de folha simples, e com nervura central. Podem ser dioicas ou monoicas, apresentando a formação dos dois tipos de estróbilos (feminino e masculino). Da mesma forma, apresenta folhas reduzidas a escamas, podendo apresentar ou não sementes aladas.
Podocarpaceae: Possui em sua maioria filotaxia alterna espiralada, com o tipo de folha simples e central. São dioicas, apresentando estróbilo masculino, e sendo o feminino presente apenas na minoria. Também não possuem folhas reduzidas a escamas nem sementes aladas.
Ephedraceae: Possui filotaxia oposta verticilada, com o tipo de folha simples e nervura central. São dioicos, apresentando ambos os tipos de estróbilos. Também possuem folhas reduzidas a escamas e ausência de sementes aladas.
Gnetaceae: Possui filotaxia oposta, com o tipo de folha simples e nervura reticulada. São dioicas, apresentando apenas estróbilo masculino. Não possuem folhas reduzidas a escamas, nem sementes aladas.